#05 – Recriações audiovisuais: La Jetée, Os 12 Macacos e 12 Monkeys | AudiovisualCast

Um curta que inspirou um longa que inspirou uma série. Essa é a relação do curta francês de 1962 La Jetée, do longa hollywoodiano de 1995 Os 12 Macacos, e da série da Syfi 12 Monkeys que estreou em 2015.

A premissa das três obras é a mesma: em um mundo no qual a humanidade foi dizimada e os poucos sobreviventes existem sob extrema dificuldade, cientistas enviam um homem ao passado para buscar resolver os problemas que enfrentam no presente. Cada uma apresenta, porém, distintas preocupações relacionadas ao seus contextos e exploram de diferentes maneiras os caminhos artísticos possíveis nos meios e formatos para os quais foram pensadas – curta e longa de cinema nas duas primeiras e série de TV na terceira.

Venha participar da discussão que Michelle Braz e eu, Bruno Jareta fizemos sobre os elementos trabalhados nesses dois processos de recriação. Gêneros, paradoxos temporais, apocalipse, sanidade, memória, sonho, ciência, fé e várias outras coisas passaram pela nossa conversa!

Se preferir, escute pelo celular.

Quer contribuir com a discussão? Comente aqui ou mande um email para contato@audiovisualcast.com.br. O resultado será trazido no próximo episódio!

Vídeos citados no episódio:



Publicações científicas citadas no episódio:

E se quiser usar algo dito nesse podcast em sua pesquisa, facilito pra você:

BRAZ, M. M.; OLIVEIRA, B. J. Recriações audiovisuais: La Jetée, Os 12 Macacos e 12 Monkeys | AudiovisualCast. Podcast (60 min), 2017. Disponível em: <http://audiovisualcast.com.br/2017/09/05-recriacoes-audiovisuais-la-jetee-os-12-macacos-e-12-monkeys-audiovisualcast>. Acesso em: 25 Abr. 2019.

As imagens da capa são de propriedade da Aurora, Universal Pictures e NBCUniversal Television Distribution e foram empregadas neste podcast para fins de estudo e crítica, uso permitido conforme prevê o artigo 46 da Lei Nº 9.610/98.

Licença Creative Commons

One comment

  1. Desde que vi o elenco imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos de Hollywood, como Xander Berkeley. Eu o vi recentemente em Proud Mary, você viu? A participação do ator foi fundamental. Adorei, pessoalmente eu acho que é um dos top filmes de ação que nos prende. A historia está bem estruturada, o final é o melhor! Sem dúvida a veria novamente, se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo. Cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção.

Contribua com a discussão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *