#16 – O Mecanismo, ficção política e “fake fiction” | AudiovisualCast

O real precisa ser ficcionado para ser pensado“. Essa afirmação de Jacques Ranciére traduz bem o que foi discutido neste episódio.

Qual é a importância da ficção política? Elas podem mudar o mundo real?

Discutimos sobre essas produções e o poder que elas têm de moldar nossa realidade e construir nossos códigos morais. Star Wars, X-Men, Harry Potter, O Rei Leão, Game of Thrones, Homem de Aço, House of Cards, The Crown, The Handmaid’s Tale e O Brado Retumbante são exemplos de ficções que passaram pela nossa conversa.

Falamos também da polêmica série de José Padilha para a Netflix, O Mecanismo, e avaliamos a responsabilidade de uma produção que se apresenta como inspirada em fatos reais. E o termo “fake fiction” usado pelo Haddad? Ele faz sentido?

Este episódio teve a sangria estancada por Glauco Toledo, Felipe Amaral, Paulo Mendonça e Bruno Jareta.

Se preferir, escute pelo celular.

Quer contribuir com a discussão? Comente aqui ou mande um email para contato@audiovisualcast.com.br. O resultado será trazido no próximo episódio!

Vídeos citados no episódio:





Outros conteúdos citados:


 

  • E se quiser usar algo dito nesse podcast em sua pesquisa, facilito pra você:

    TOLEDO, G. M.; AMARAL, F.; MENDONÇA, P.; OLIVEIRA, B. J. #16 – O Mecanismo, ficção política e “fake fiction” | AudiovisualCast. Podcast (49 min), 2018. Disponível em: <http://audiovisualcast.com.br/2018/05/16-o-mecanismo-ficcao-politica-e-fake-fiction-audiovisualcast>. Acesso em: 25 Set. 2018.

    Músicas utilizadas no episódio: “Spy Glass”, “On the Ground” e “Covert Affair”- Kevin MacLeod (incompetech.com)
    Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
    A imagem da capa é de propriedade da Netflix e foi empregada neste podcast para fins de estudo e crítica, uso permitido conforme prevê o artigo 46 da Lei Nº 9.610/98.

    Licença Creative Commons

Contribua com a discussão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *