#19 – Do fato ao filme: Jurassic Park e Paleoarte | AudiovisualCast

Fóssil de um lado. Dinossauro “vivo” do outro. Já parou para pensar o quão difícil é trazer animais extintos para as representações artísticas? Como tapar as lacunas deixadas pela ciência?

Pegando carona no lançamento de Jurassic World: Reino Ameaçado, o AudiovisualCast recebeu um profissional especializado em criar representações de animais extintos, o Rodolfo Nogueira.

Conversamos sobre o que é a Paleoarte, discutimos o papel que a franquia Jurassic Park teria na divulgação do conhecimento científico, esmiuçamos as escolhas de representação dos principais animais mostrados nos filmes e suas relações com o que a paleontologia conhece sobre essas espécies.

Se você é fã de dinossauros, esse programa é para você!

Se preferir, escute pelo celular.

Quer contribuir com a discussão? Comente aqui ou mande um email para contato@audiovisualcast.com.br. O resultado será trazido no próximo episódio!

Vídeos citados no episódio:


















Outros conteúdos:

Publicação científica citada no episódio:

E se quiser usar algo dito nesse podcast em sua pesquisa, facilito pra você:

RIBEIRO, R. N.; OLIVEIRA, B. J. #19 – Do fato ao filme: Jurassic Park e Paleoarte | AudiovisualCast. Podcast (63 min), 2018. Disponível em: <http://audiovisualcast.com.br/2018/06/19-do-fato-ao-filme-jurassic-park-e-paleoarte-audiovisualcast>. Acesso em: 15 Ago. 2018.

Músicas utilizadas no episódio: https://www.bensound.com | Malicious Kevin MacLeod |River of Io Kevin MacLeod | Infados Kevin MacLeod (incompetech.com) Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
A imagem da capa e a trilha sonora do filme utilizadas no episódio são de propriedade da Universal Pictures e foram empregadas neste podcast para fins de estudo e crítica, uso permitido conforme prevê o artigo 46 da Lei Nº 9.610/98.

Licença Creative Commons

Contribua com a discussão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *