Podcast: Reproduzir em uma nova janela | Baixar
Antes do WhatsApp e do Facebook o cinema já havia sido utilizado de maneira bastante estratégica para influenciar a opinião pública e sustentar a ascensão de lideranças populistas que nutrem um nacionalismo patológico ancorado no ódio.
A obra da cineasta alemã Leni Riefenstahl, especificamente O Triunfo da Vontade (1935), é de fundamental importância histórica para enteder isso tudo.
O que podemos aprender com o cinema alinhado ao regime nazista?
O AudiovisualCast recebeu a publicitária, doutora em Comunicação e autora da tese “O Nazismo vai ao Cinema: construção identitária na obra de Leni Riefenstahl” Renata Frigeri para nos ajudar a responder essa pergunta.
Ouça o nosso programa e entenda porque o tema é extremamente atual e relevante no Brasil de 2019 👉👉.
Se preferir, escute pelo celular.
Quer contribuir com a discussão? Comente aqui ou mande um email para contato@audiovisualcast.com.br. O resultado será trazido no próximo episódio!
Link para os filmes completos citados no episódio:
Vídeos citados no episódio:
E se quiser usar algo dito nesse podcast em sua pesquisa, facilito pra você:
FRIGERI, R. A.; OLIVEIRA, B. J. #30 – Propaganda nazista no cinema: o que aprendemos? | AudiovisualCast. Podcast (93 min), 2019. Disponível em: <http://audiovisualcast.com.br/?p=679>. Acesso em: 12 Dez. 2019.
A imagem da capa e sons no episódio foram empregadas neste podcast para fins de estudo e crítica, uso permitido conforme prevê o artigo 46 da Lei Nº 9.610/98.
